sábado, 27 de junho de 2015

Naked Cake de Chocolate com Brigadeiro de Nozes


Para comemorar 1 ano do blog nada melhor que um bolo de aniversário!!!!

Esse Naked Cake foi feito com a mesma massa do Bolo de Kit Kat (transcrita aqui com pequenas adaptações). Na realidade, você pode fazer com qualquer receita de bolo, desde que siga as recomendações abaixo para facilitar a montagem.

Ingredientes:
Para a massa do bolo:
3 xícaras de farinha de trigo (360g)
1 e 1/2 xícara de chocolate em pó (135g)
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 xícaras de açúcar refinado (450g)
6 ovos
1 e 1/4 xícara de óleo de canola, milho ou girassol (300ml)
1 e 1/4 xícara de leite (300ml)
Chocolate em pó para polvilhar na forma (no lugar da farinha de trigo)

Para o brigadeiro de nozes (recheio):
1 lata de leite condensado (395g)
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
10 colheres (sopa) de nozes trituradas ou picadas (100g)

Para as raspas de chocolate:
Um pedaço grande de uma barra de chocolate

Modo de preparo:
Para a massa do bolo:
Unte e polvilhe com o chocolate em pó duas assadeiras redondas de 20 a 23 cm de diâmetro. O chocolate em pó polvilhado deixará o bolo com a cor escura do chocolate, ao invés de esbranquiçado se feito com a farinha de trigo. Isso vale para qualquer bolo de chocolate, não só para os naked cakes.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve. Em outra tigela, misture o leite e o óleo. Reserve.

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar em velocidade alta até ficar clarinho e dobrar de volume. Sem parar de bater, diminua a velocidade da batedeira e junte a mistura de leite/óleo e os ingredientes secos peneirados aos poucos até ficar homogêneo. Bata somente até incorporar os ingredientes, para não deixar a massa pesada.

Divida a massa entre as assadeiras preparadas (cuidado para não encher muito se suas formas forem baixinhas). Asse por mais ou menos 30 minutos (esse tempo pode variar dependendo do forno), até passar no teste do palito.

Deixe amornar e desenforme sobre duas folhas de papel alumínio ou papel manteiga. Deixe esfriar completamente e nivele (se necessário), cortando o topo do bolo que ficou arredondado. Eu não fiz isso no meu.

Para o brigadeiro de nozes:
Pique as nozes em pedaços bem miúdos ou passe no processador. Leve todos os ingredientes em uma panela média ao fogo. Ferva em fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos, até chegar a um ponto além do de enrolar. Transfira para um refratário cerâmico ou de vidro. Cubra com plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de usar.

Rendimento: aproximadamente 600g

Para as raspas de chocolate:
A barra de chocolate precisa estar firme, porém macia. Por isso recomendo utilizar uma barra de boa qualidade, dessas grandes de 500g ou 1kg. Sobre uma folha de papel manteiga, posicione a barra com o lado mais estreito para cima. Utilize um descascador de legumes para fazer as raspas. Se o tempo estiver muito quente, talvez o chocolate não enrole ao raspá-lo, então, nesse caso, faça o movimento para enrolá-lo delicadamente, contudo, imediatamente após raspá-lo para que endureça no formato. O tamanho da raspa é você quem determina. Pode ser a tira inteira, ou pode interromper na metade da barra. Posicione as raspas em outra folha de papel manteiga e aguarde alguns minutos até que endureça. Clique aqui para assistir um vídeo do site Escola de Bolo que ajuda nesse processo.

Montagem:
Posicione um dos bolos, já frios, no prato onde será servido. Não use o bolo ainda quente ou morno, pois poderá quebrá-lo. Com a ajuda de uma espátula ou as costas de uma colher, cubra o topo do bolo com o brigadeiro de nozes, também em temperatura ambiente. Espalhe uma camada generosa sem chegar muito na borda de modo a evitar que o recheio escorra muito. Coloque o outro bolo por cima, delicadamente, e faça uma leve pressão. Tente deixar para cima o fundo do bolo que deve estar mais "reto". Confeite o bolo com as raspas de chocolate. Como sugestão, polvilhe açúcar de confeiteiro antes de colocar as raspas. Use a imaginação para deixar o topo bonito: você pode usar frutas como morangos, framboesas, amoras, etc.. ou mais brigadeiro de nozes........





Dicas:
1. O creme de leite deixa o brigadeiro menos doce, então se quiser deixar o doce do leite condensando mais proeminente, recomendo diminuir a quantidade do creme de leite.
2. O brigadeiro de nozes pode ser usado como cobertura em cupcakes, então, nesse caso, garanta que as nozes foram trituradas bem, isso porque qualquer pedaço um pouco maior pode entupir o bico pitanga de confeitar. Se preferir passe as nozes processadas em uma peneira antes de fazer o brigadeiro.

Receita do brigadeiro de nozes do site Cupcakeando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário